Os módulos transversão permitem adicionar às soluções de Gestão Comercial e Resíduos funcionalidades específicas em função das necessidades da sua empresa.
Este módulo está disponível nas várias soluções de gestão comercial da Analogon Software linha profissional, e na linha operador na solução de resíduos.
A autofaturação é um modelo segundo o qual o cliente se substitui ao seu fornecedor na emissão das respetivas faturas. Está previsto na legislação portuguesa desde 2003, na alínea n.º 11, art.36º do CIVA.
Este módulo está disponível nas várias soluções de gestão comercial da Analogon Software linha profissional, e na linha operador na solução de resíduos. Apresenta a vantagem de simplificar determinados procedimentos para o adquirente de bens/serviços e evitar a subfaturação.
No caso de aquisições de bens e serviços abrangidos pelo regime de inversão do sujeito passivo de IVA efetuadas a particulares, a autofaturação é obrigatória, ou seja, o adquirente está obrigado a emitir fatura em nome do fornecedor particular, com todos os requisitos previstos no CIVA. Apesar de nos sujeitos não passivos não ter carater obrigatório, torna-se necessária devido ao registo de entrada de produtos e respetiva valorização (e eventual registo de documento de transporte).
Existem determinadas atividades económicas que pela sua informalidade ou pequena dimensão não dispõem de estrutura de natureza administrativa que lhes permita emitir faturas que contenham todos os elementos exigidos pelo CIVA. Destacamos algumas das atividades em que esta funcionalidade se torna determinante:
Operadores de resíduos que adquirem produtos a sujeitos passivos e a particulares que não têm sistemas de faturação; Cooperativas, Madeireiros, e outras empresas que adquirem produtos aos agricultores (entenda-se agrícolas, apícula, silvícolas, pecuária, etc.) e estes não têm sistema de faturação, leiloeiras no pagamento de comissões ou na aquisição de produtos a particulares; Stand de automóveis; lojas de venda produtos em segunda mão; Distribuidores de tabaco quando têm que pagar comissão e efetuar fatura sobre esse pagamento; entre muitas outras atividades.
As faturas (compra) emitidas em sistema de Autofacturação são válidas como documentos de transporte para acompanhar a mercadoria.
A Gestão Comercial Analogon permite a gestão de stocks por dimensões. Por exemplo, empresas de vestuário e calçado, podem facilmente gerir as referências de forma automatizada.
A gestão de stocks de produtos por lotes é possível com a Gestão Comercial Analogon (GCA) de uma forma fácil e eficaz.
Indicado para empresas que produzam produtos com prazos de validade. A gestão do lote desde a entrada ou produção, até à sua venda.
Vocacionado para empresas que pretendem gerir as comissões dos seus vendedores/comerciais.
A solução Gestão Comercial Analogon (GCA) permite fazer a gestão dos produtos com número de série, tendo total controlo sobre o stock e respetivos movimentos de cada unidade.